Mantenham-se calmos, é só uma pandemia – parte III

Nota à la Minuta
Quinta-feira, 12 Março 2020
Mantenham-se calmos, é só uma pandemia – parte III
  • Alberto Magalhães

Correndo o risco de ser maçador e até inconveniente, volto a manifestar a minha sensação de que as nossas autoridades de saúde pública e a nossa ministra da Saúde têm andado a correr atrás do coronavírus, em vez de lhe anteciparem as jogadas.

Veja-se este exemplo: no dia 27 de Fevereiro, a OMS alterou a definição de ‘caso suspeito’ concluindo pela necessidade de submeter ao teste do coronavírus os casos de pneumonia sem outra origem detectada e sem qualquer ligação epidemiológica a uma zona de risco. Tinham aprendido, com o caso italiano, ser perigoso poupar o teste nestes casos, para descobrir, tarde demais (ou seja, com meio hospital infectado), serem eles portadores do covid-19.

Pois bem, só no dia 9 de Março, uma dúzia de dias depois da OMS e na sequência da infecciologista Patrícia Pacheco ter insistido na TVI e no Observador na crítica ao atraso português, é que a DGS resolveu alargar a definição de “caso suspeito”. Dois dias depois, testavam-se finalmente dois casos internados no Centro Hospitalar Lisboa Norte, com infecções respiratórias graves (um há uma semana, outro há uns dias), e descobria-se serem portadores do covid-19. Imagine-se o alvoroço e o risco. Também o serviço de pediatria de Santa Maria da Feira está, desde ontem, de quarentena, por razão semelhante.

Ontem, o Conselho Nacional de Saúde Pública considerou prematuro o encerramento generalizado das escolas. Hoje, o governo vai acatar essa orientação. Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares revelou ao Público a mensagem que um director escolar italiano lhe enviou: “Em Itália, o governo cometeu o mesmo erro que o governo português está a cometer. Mas é preciso actuar de imediato e tomar medidas drásticas”.

A OMS concorda que isto é uma pandemia e que exige “acções urgentes e agressivas”. É que uma contenção demasiado contida pode custar caro ao país.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com