Master Mind e Toca-e-foge

Crónica de Opinião
Terça-feira, 15 Fevereiro 2022
Master Mind e Toca-e-foge
  • Cláudia Sousa Pereira
Durante as semanas que correm até à nova Legislatura e ao novo Governo, continuam a interpretar-se resultados e a tentar ler-se nas borras do café o elenco que coadjuvará António Costa, o grande vencedor.
As interpretações dos resultados ganharam contornos de criatividade, transformando-se num exercício em que, os mais atentos perceberão, se começam a estabelecer padrões e se pode adivinhar, sem precisar das ditas borras de café adivinhadoras, que o objectivo é que os eleitores percebam que votaram mal. (Talvez também por isso, muitos percebam que se calhar até votaram muito bem.) E que, faça-se o que se fizer, daqui a quatro anos é para mudar. Imaginem o que para ali vai de figas para que o Governo asneie depressa e muito, ou venha de lá o Diabo… Eu cá só quero que corra tudo bem, porque o que correr bem ao Governo correrá bem ao País, como alguém, e muito bem, já disse.
Por outro lado, também se assiste à reorganização das oposições, na dança que vai da escolha das cadeiras na sala do Parlamento, ao jogo do empurra, para que se cobre depois, a quem deva ficar com a despesa do ataque à extrema-direita. Há, nestes jogos, uma imagem de toca-e-foge muito pouco abonatória das funções de uma oposição. Normalmente, uma oposição critica o que é mal feito, raramente propondo alternativa é certo, insinuando fantasmas aqui e ali, ou até encobrindo vaporosamente as benfeitorias do Governo. Mas isto a que temos assistido com a instalação dos novos grupos parlamentares faz-me temer o pior e quase sentir uma certa nostalgia do ridículo sururu causado pela saia do assessor de Joacine.
Enquanto isto, imagino António Costa a jogar um Master Mind muito sério: perante um alinhamento de princípios e objectivos a seguir e a alcançar, que foram a votos, vai ensaiando, sozinho e concentrado, as várias hipóteses e tentativas de encontrar o peão certo na posição conveniente. Quem não conhece o velhinho Master Mind talvez encontre nos jogos on-line da moda – o Wordle, o Termo ou a Palavra do Dia – o sentido da minha comparação. Experimentem.
Até para a semana.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com