MCE Vai ao Teu Bairro/Freguesia

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 24 Maio 2023
MCE Vai ao Teu Bairro/Freguesia
  • Maria Paula Pita

 

 

O Movimento Cuidar d´Évora (MCE) é um movimento de cidadãos nascidos e criados em Évora ou que por cá se fixaram e se apaixonaram pela cidade, tomando-a como sua.

Foi criado com a finalidade de qualificar e dinamizar a Cidade e o Concelho. O MCE acredita que pode construir um Programa credível, modernizador, a partir das necessidades das pessoas, habitantes e/ou empreendedores, independentemente das ideologias e das cores partidárias.

Neste sentido, o MCE iniciou no último fim de semana um périplo pelos bairros da cidade e pelas Freguesias do concelho, para falar com os cidadãos, no chamado porta a porta, que se irá estender até 2025, ano das eleições autárquicas.

Pretendemos chegar à população, lembrada apenas para as fotografias de campanha, para os escutar e ouvir sobre o que pensam sobre o seu bairro e/ou freguesia, dizendo-nos o que está bem, mas, principalmente, o que na sua ótica, são as prioridades de intervenção.

No final de cada visita, a nossa Vereadora eleita Florbela Fernandes, compromete-se a apresentar junto ao executivo camarário o respetivo caderno de encargos elaborado após a auscultação da população do bairro e/ou freguesia.

Com este desiderato o Programa MCE Vai ao Teu Bairro/Freguesia, teve início nos dias 20 e 21 de maio de 2023. No dia 20 maio esteve no Bairro das Espadas. No dia 21 de maio, na freguesia dos Canaviais e no Bairro da Comenda.

Hoje, dia 24 de maio, há reunião de câmara, pelo que a  nossa Vereadora vai apresentar o caderno de encargos resultante deste fim de semana, pelo que não me vou alongar muito mais sobre este assunto.

É de referir que o Movimento foi muito bem recebido,  e encontraram-se pessoas muito empenhadas no bem estar do seu bairro/freguesia.

Para além das questões que são transversais a toda cidade, higiene e limpezas públicas, melhoria das vias rodoviárias e acessos, obras municipais inacabadas, há necessidades tão simples de resolver como a mudança de um contentor do lixo, a colocação de um espelho num cruzamento, um jardim onde as crianças e adultos possam estar.

Nos bairros algumas das  palavras ouvidas foram “estamos esquecidos e abandonados”. Salva-os as relações de vizinhança e de solidariedade entre todos, ainda patente nestes locais e confirma a prioridade de CUIDAR.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com