Medidas Ómicron

Sexta-feira, 03 Dezembro 2021
Medidas Ómicron

 

Naturalmente que estamos obrigados a cumprir o conjunto de regras que foram estabelecidas para conter a propagação da nova vaga da Covid-19, temos socialmente esse dever e devemos agir com a devida responsabilidade.

Não obstante, cabe-nos também ter sentido crítico sobre aquilo que nos é imposto.

Entre o conjunto de normas que foram estabelecidas pelo Governo encontra-se a necessidade de apresentação de teste negativo à Covid-19, ainda que a pessoa tenha o certificado de vacinação válido, algo que é aplicável a várias situações, nomeadamente para todos aqueles que entrem em Portugal por via aérea.

Esta será uma medida que poderá dar uma sensação de maior segurança no combate à propagação do vírus, mas não deixará de criar fortíssimos outros impactos, desde logo nas pessoas que se veem confrontadas com a necessidade de terem que fazer o teste regularmente, com os custos que isso origina, mas também porque é uma medida que irá criar mais impactos negativos às companhias de aviação, as quais já atravessam tempos difíceis, porquanto irá criar mais um entrave à normalização do transporte aéreo, criando consequentemente efeitos negativos no setor do turismo e na economia em geral.

Trata-se de uma medida que irá desvalorizar o certificado de vacinação, no qual a Comissão Europeia apostou fortemente como forma de criar um elemento que permitisse que cada cidadão vacinado pudesse circular livremente. Em Portugal o certificado de vacinação perdeu, per si, essa condição. Por isso é compreensível que a presidente da Comissão Europeia viesse criticar a exigência de testes nos aeroportos.

Mas para muitos o custo desta medida é bastante elevado, basta lembrar todos os que diariamente visitam um familiar no hospital, que para tal têm que apresentar um teste negativo à Covid-19. Para mais, neste caso, estamos perante uma população que apresenta níveis elevados de vacinação contra a doença, uma população mais protegida.

Esta medida irá prejudicar a economia, não devendo ser uma medida que traga uma significativa maior eficácia ao combate à Covid.

Ela terá sido criada num contexto de forte apreensão perante a nova variante Ómicron, como tal não terá tido suficiente reflexão, pelo que saiu assim.

 

Até para a semana

 

 

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com