Meia-bola e força, pontapé na lei

Nota à la Minuta
Quinta-feira, 02 Julho 2020
Meia-bola e força, pontapé na lei
  • Alberto Magalhães

 

 

Aqui há dias afirmei que “vivemos num país em que os homens de leis se sentem livres para as torcerem a seu belo prazer, com impunidade”. De um artigo de Nuno Pacheco, hoje no jornal Público, retiro um exemplo disso (e cito): “A Assembleia da República discute um parecer que argumenta que uma lei […] não pode revogar uma resolução, o que é tanto mais ridículo quanto uma resolução não devia (e não pode) revogar uma lei, e no entanto foi isso que sucedeu com o acordo ortográfico: três resoluções para o impor em Portugal, quando a lei do acordo de 1945 se mantém em plena vigência, nunca tendo sido revogada”.

Mas hoje não resisto a falar do governo brasileiro, do governo de Jair Bolsonaro, que em menos de 2 anos já sofreu a demissão de 10 ministros, dos quais se salientam Sérgio Moro, da Justiça, que depois de apadrinhar e viabilizar a vitória de Bolsonaro, perseguindo e prendendo Lula da Silva, resolveu sair no papel de homem impoluto que se distancia de um Presidente corrupto; mas também dois ministros da Saúde, por causa da atitude presidencial face à pandemia, e três na Educação.

Destes, o segundo teve de demitir-se há pouco tempo, depois de apanhado num vídeo, em pleno conselho de ministros, entre outras barbaridades, a pedir a prisão de todo o Supremo Tribunal brasileiro. Agora, Carlos Decotelli, nomeado ministro há menos de uma semana, demitiu-se antes mesmo de tomar posse, Motivo? Bom, nada menos do que um currículo apresentando um mestrado no Brasil com uma tese plagiada, além de um doutoramento na Argentina e um pós-doutoramento na Alemanha, cuja existência foi negada pelas universidades alegadamente envolvidas.

Onde é que eu já vi disto? Bem, Bolsonaro, afinal de contas, é amigo de Portugal. Depois dele, os brasileiros jamais poderão apontar o dedo ao que se passou, passa e, quem sabe, passará no nosso país. Meia-bola e força, pontapé na lei.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com