Estamos a 4 meses de terminar este ano de 2022, portanto conte-nos, como estão as suas metas? Já conseguiu cumprir alguma das metas a que se propôs? Se após uma breve reflexão chegou à conclusão que não deu muitos avanços em direção às suas metas, tire uns minutos para perceber se as mesmas mudaram e se tem focado os esforços noutra direção. Se não for o caso, temos algumas dicas para o ajudar a dar alguns passos em frente para chegar ao final do ano mais satisfeito.
Antes de tudo, comece o dia a acalmar a sua mente ou a fazer atividades que lhe permitam entrar em contacto consigo próprio. Estes momentos vão fazê-lo parar e estar mais presente.
E porque é tão importante ter estes momentos? Porque quando a sua mente estiver mais calma e no presente, terá mais facilidade a colocar mini-metas diárias que o ajudem a alcançar a meta maior.
Existem centenas de meditações no Youtube e pode dedicar-se a práticas de mindfulness. Outra opção, se for religioso, é tirar alguns minutos para se dedicar à sua fé, algo que pode ser feito a orar ou apenas a falar em voz alta junto ao seu altar.
Se ainda não tem um altar em sua casa, compre tudo o que precisa para criar o seu na Holyart, uma loja online dedicada à venda de artigos religiosos. E para começar este ritual, um altar simples com uma imagem religiosa e velas é suficiente. Estes produtos podem ser comprados nesta loja com sede em Itália a preços baixos e recebidos em sua casa em poucos dias.
Existem vários conteúdos online sobre como criar um plano de ação para alcançar os seus objetivos de vida. Mas porque é tão importante criar um plano?
O seu plano terá as mini-metas que deve cumprir para alcançar a meta maior. É como ter um mapa que o ajudará a chegar ao destino e que o irá impedir de se distrair com pormenores que não são muito relevantes.
Não se esqueça de festejar cada pequena vitória porque irá manter o entusiasmo pela meta e tornar a jornada mais prazerosa.
Porque não documentar o seu processo para o recordar quando alcançar a meta ou para o motivar quando a motivação desaparecer? Pode criar um caderno com as pequenas vitórias ou mesmo usar um software, se preferir as opções tecnológicas. O Notion pode ajudar.
Inclua as dificuldades e como foram ultrapassadas, elogios recebidos de outras pessoas, os momentos em que deu um pouco mais de si e viu resultados e todos os outros momentos que considere relevantes.
Alguma vez se deu conta de que quando tem uma obrigação a longo prazo, começa a caminhar mais devagar com o passar do tempo? Por vezes, as nossas metas podem parecer obrigações, o que leva a que demoremos mais tempo a alcançar as mesmas.
A solução é simples: divirta-se. Aprecie os pequenos momentos. Documente-os, como já referimos no ponto anterior. Não há nada melhor do que se apaixonar pelo processo.
Quando ficamos muito presos nas metas, esquecemo-nos de olhar para os lados e, por vezes, deixamos passar oportunidades melhores.
O importante é manter o equilíbrio entre ir atrás da sua meta e acreditar que está no caminho certo e ter a mente aberta para mudar de direção se achar certo. Uma forma de encontrar esse equilíbrio é questionando-se, de tempos em tempos, se continua satisfeito com o seu percurso.
E, acima de tudo, não tenha medo de começar de novo, porque nunca vai começar do zero.
Para concluir, lembre-se que o mais importante é avançar em direção à meta, mesmo que os passos sejam pequenos, e aproveitar cada momento da sua jornada.