Não veio o diabo. E o pântano, virá?

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 28 Fevereiro 2018
Não veio o diabo. E o pântano, virá?
  • José Policarpo

 

Qualquer exercício de futurologia é muito arriscado, menos para os temerários e arrojados de profissão. Escrevo só isto porque não tenho a intenção de ofender ninguém. Vem isto a propósito das” apostas” que se fazem nos mentideros da política: A dita e famigerada geringonça chegará ao fim da legislatura?

Por um lado, há os que querem que chegue, independentemente, de se identificarem com os partidos que a compõem, pois o que lhes interessa é que continuem a beneficiar do orçamento de Estado. Depois há os que ideologicamente querem que chegue porque estão convencidos de que um governo que todos os dias diz que é possível dar tudo a todos e não estejam preocupados, porque o dinheiro nunca se esgotará. Estes dois grupos estão satisfeitos e pedem todos os dias aos seus amuletos da sorte para que os “Deuses” sejam misericordiosos com o atual governo.

Por ou outro, há os que precisam de que a geringonça chegue ao fim para poderem reivindicar louros do feito, refiro-me, obviamente, aos partidos que suportam o governo. Só não sabemos em que medida poderão todos beneficiar do alegado sucesso. Se o voto útil vier a funcionar à esquerda, porventura o bloco possa ser reduzido a uma insignificância política. Já que o PC terá a votação que o seu fiel eleitorado sempre lhe dera.

Ora, com uma conjuntura económica internacional que, tudo indica, venha a abrandar nos próximos tempos, mormente, em virtude do aumento do preço do dinheiro, com a consequência inelutável do aumento dos serviços das dividas, quer privada, quer, e, sobretudo, o da pública, deixará de haver terreno fértil para desmandos e do atirar de dinheiro para cima dos problemas. O certo é que o resfriamento da festa em que vivemos, atualmente, será uma realidade. Por isso, põe-se a pergunta: Será que o governo porá fim à geringonça ou escolherá o pântano? O nome do António Guterres não me sai da cabeça…

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com