Noticias Velhas

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 08 Janeiro 2020
Noticias Velhas
  • José Policarpo

 

 

Com o ano novo fomos confrontados com notícias velhas. Na área da saúde continuam as agressões a técnicos de saúde, mormente, a médicos. Não pretendo ser demagógico e muito menos populista: a segurança tem que ser assegurada a todos os cidadãos e, por maioria de razão, a todos os profissionais que exercem funções públicas. Os nossos impostos deverão ser utilizados também para servir esse propósito. Penso que neste aspeto estejamos todos de acordo.

Por isso, não posso compreender o entendimento dos responsáveis da saúde que, defendem, que a atividade médica compreende riscos dessa natureza. É inelutável que há riscos. Quem lida com doenças todos os dias, está sujeito a contágios de diferentes naturezas. Porém, na minha modesta opinião, não posso compreender que se admita que um técnico possa estar sujeito a agressões físicas. É um verdadeiro absurdo, este entendimento.

Na verdade, todos os entendidos na área da saúde apontam um problema maior no serviço nacional de saúde: o subfinanciamento do setor. Com efeito, de duas uma, ou, se aumenta o financiamento do setor para que possa haver mais meios humanos e mais meios materiais. Ou então, a prestação dos serviços públicos de saúde terá, necessariamente, de ser prestada por mais privados.

Ora, o que pudemos assistir na anterior legislatura liderada pela gerigonça foi que a discussão desta matéria esteve sempre ao nível da ideologia, em vez de estar na eficiência do sistema. Deu no que deu. Mas a Geringonça foi a votos e ganhou as eleições legislativas no passado dia 6 de outubro. Mais de 55% dos eleitores votaram nos partidos de esquerda. É a vida. Mas como não se pode penalizar quem vota mal, todos temos que pagar o pato…

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com