Novo chumbo de May e o hat-trick de Ronaldo

Nota à la Minuta
Quarta-feira, 13 Março 2019
Novo chumbo de May e o hat-trick de Ronaldo
  • Alberto Magalhães

 

 

Noite agitada na Câmara dos Comuns. Mais uma! Mais um número patético da primeira-ministra Theresa May. Na véspera, perdera a voz a negociar com a União Europeia o que já lhe tinham dito ser inegociável. Dizia-se que tinha trazido de Estrasburgo um acordo “melhorado”. Afinal, informou o Procurador-Geral, era apenas um reforço das garantias políticas de que o problema da fronteira irlandesa, não prenderia eternamente o Reino Unido à Europa. Do ponto de vista legal, o acordo mantinha-se tal e qual.

De novo os deputados votaram e, por uma maioria de centena e meia de votos, de novo rejeitaram o acordo. Hoje, previsivelmente, votarão contra a saída sem acordo. Amanhã, também previsivelmente, votarão pelo adiamento do Brexit. Ontem, votaram contra os que querem permanecer na UE, os que querem sair sem acordo e os que julgam ser possível um acordo diferente. Amanhã, votarão pelo adiamento os que não querem sair sem acordo ou com este acordo, os que querem um segundo referendo e os que querem ficar a todo o custo. Parece que os lusitanos não são o único povo que nem se governa nem se deixa governar.

Noite agitada, também em Turim. Cristiano Ronaldo, com 34 anos, mostra o que vale e marca três golos. O homem continua a construir a sua própria lenda.