O dia das boas notícias

Crónica de Opinião
Segunda-feira, 01 Abril 2019
O dia das boas notícias
  • Maria Helena Figueiredo

 

 

Hoje o dia é de notícias.

A 1.ª é sobre o Coreto do Jardim Público.

Parece que o Coreto do Jardim Público está praticamente recuperado!

Como se lembrarão há algum tempo uma grua que dava apoio às obras de requalificação do Palácio de D. Manuel caiu. Caiu sobre o Coreto e causou danos sérios.

Imediatamente a Câmara Municipal anunciou, e bem, que iam ser apuradas responsabilidades.

Mas mais que isso, o Executivo tomou medidas imediatas para a reparação dos danos e dois meses passados, temos o Coreto de volta.

Óptimo. Não só porque o Coreto é um elemento importante, distintivo, no nosso Jardim Público como se está a aproximar a Feira de S. João e é junto ao Coreto, nesta zona do jardim Público, que todos os anos se fazem os melhores concertos. Este ano em que a Feira aposta no tema “Évora Capital da Cultura”, o simbolismo do Coreto não poderia faltar.

Também a apresentação do novo site municipal, um verdadeiro portal de transparência, merece os parabéns.

Se já estávamos cientes da aposta que o Executivo tem feito na transparência e na participação dos munícipes, temos agora a certeza de que estas são prioridades da nossa Câmara.

Temos agora ao dispor no sitio da internet da Câmara informação actual, de fácil acesso, sobre a actividade da Câmara e sobre os contratos que celebra.

Qualquer munícipe pode ficar a saber quanto custou uma obra que vê fazer ou uma festa que a Câmara organizou. Mas mais podemos agora facilmente saber quando é que foi feito o concurso ou quais foram as empresas contratadas e quais as propostas que apresentaram.
Desta forma os munícipes ficam mais envolvidos na gestão municipal e capacitados a participar nos destinos do concelho.

Apesar de não ter ocorrido a semana passada, também de felicitar a Câmara Municipal pela forma como recebeu o Embaixador Morais Cabral, que está à frente da representação de Portugal na UNESCO e lhe apresentou os projectos de recuperação do património que está a levar a cabo.

Parece que o Sr Embaixador terá apreciado especialmente a tão esperada Zona Especial de Protecção e o Plano de Salvaguarda do Centro Histórico Património da Humanidade e não se terá contido, tendo exclamado: até que enfim!

Bem, estas poderiam ser de facto boas notícias se a Câmara fizesse o que deveria ser feito. O pior é que não são e hoje…. bem, hoje é dia 1 de Abril.
Até para a semana!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com