O Estado de Graça tem uma certa graça

Nota à la Minuta
Segunda-feira, 04 Maio 2020
O Estado de Graça tem uma certa graça
  • Alberto Magalhães

 

 

Rui Rio deu o mote, na carta que resolveu escrever aos militantes do PSD, em meados do mês passado: dada a gravidade da situação, não lhe parecia eticamente correcto, nem patriótico, agravar os ataques ao governo em funções, aproveitando as fragilidades políticas criadas pela situação. O que é extraordinário é que, não tendo a carta sido excepcionalmente bem recebida no partido e tendo a sondagem deste fim-de-semana, da Pitagórica (para a TSF e o JN), revelado uma quebra das intenções de voto no PSD, para os 23 %, o país se mostre rendido ao argumento.

Os poucos políticos, jornalistas e comentadores, que ainda se atrevem a criticar o Governo, ou algum dos seus membros, em especial a ministra da Saúde, ou até mesmo a DGS, Dr.ª Graça Freitas, arriscam-se a ser vaiados na praça pública ou pior. Percorre-se a imprensa, as televisões e as redes sociais, e o argumento de Rui Rio é glosado ad nauseam, pelos mais insuspeitos personagens de direita e esquerda. A condução do país do ponto de vista sanitário (sem esquecer os heróis, que os há em toda a parte, e a paciência e disciplina do povo), não merece uma crítica: – eles possibilitaram o milagre português, elogiado em todo o lado.

A simpática e maternal senhora DGS e a sorridente ministra Marta Temido têm paciência a rodos para jornalistas malcriados que fazem perguntas estúpidas e já respondidas. Está assim o clima! Militantes do PS a criticarem militantes do PS por criticarem o 1º de Maio da CGTP e do PCP. Até o Rodrigo Guedes de Carvalho, até aqui adorado por uma multidão de fãs, caiu em desgraça, por questionar com demasiada ênfase a ministra, coitada, que deve estar horrores de esgotada e ainda teve de lhe dar uma lição.

Assim vão as forças vivas, éticas e patrióticas do país e Rui Rio, ao protestar contra o 1º de Maio comunista, provou o fruto da sua receita. Está tudo bem assim e não podia ser de outro modo, como dizia a Bernarda Alba.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com