O falhanço da governação autárquica!

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 10 Fevereiro 2021
O falhanço da governação autárquica!
  • José Policarpo

 

 

Há muito que venho alertando para a necessidade de uma intervenção de fundo e planificada na rede viária que serve a nossa cidade e o respetivo concelho. São inúmeras as estradas municipais que servem o concelho de Évora que estão num estado de degradação sem compreensão, pondo em risco a segurança rodoviária e a integridade dos veículos que aí circulam.

Vou abster-me de citar quais as estradas e os locais porque não há uma estrada que faça parte da rede viária do concelho de Évora, que esteja imaculada, em bom estado, portanto. Se houver, penso que não há, aqui deixo o meu pedido de desculpas. Porém, não posso deixar de fazer a pergunta sacramental: como é que foi possível chegar a este ponto, como? Uns irão aventar a ideia peregrina de que a Câmara está falida. Mas quem é que a deixou nesta situação precária? Eu respondo com números: o PCP com mais de trinta anos e, o PS com doze anos, de gestão camarária. Outros ainda, talvez os mais ingénuos, invocarão a chuva das últimas semanas.

Tudo isto são desculpas de “mau pagador”. A razão, a causa desta situação surreal, está na incompetência da gestão política da Câmara Municipal de Évora. Não procederam à manutenção devida da rede viária como era seu dever. A manutenção realizada não passou de tapar os buracos de tal forma que basta cair um pouco de chuva para que tudo fique na mesma. Assim, não vamos a lado nenhum, nenhum mesmo.

Posto isto, só há um caminho poderá colocar fim a esta agonia, a este caos, o da coragem politica. A câmara municipal terá de fazer escolhas, porque os recursos financeiros não são ilimitados, nem os comunistas têm uma máquina de fazer dinheiro. Enquanto não for resolvida a questão das infraestruturas e dos equipamentos que servem a cidade de Évora, estradas, rede de fornecimento de água e escolas, não deverá haver dinheiro para festivais, festas e arraiais. E este seria o compromisso ganhador das próximas eleições autárquicas.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com