O futuro ex-secretário de Estado

Nota à la Minuta
Segunda-feira, 07 Novembro 2022
O futuro ex-secretário de Estado
  • Alberto Magalhães

No dia 27 do mês passado, falei-lhe do estranho negócio da autarquia de Caminha, que, dois anos atrás, adiantara 300 mil euros de rendas de um pavilhão que ainda hoje não passou do papel. Finalmente, Miguel Alves, à data presidente da Câmara de Caminha e hoje secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro, dignou-se falar ao país, através de um jornal e de uma rádio. Pior a emenda que o soneto. Vitimizou-se indecentemente, atribuindo as suspeições ao facto de vir de Caminha, lá longe na província esquecida e apoucada, para a “corte” lisboeta, e deu explicações pífias para o contrato assinado com o “investidor” Ricardo Moutinho que, para agravar a situação, parece ter fornecido um currículo falsamente aumentado, embora Miguel Alves afirme que ele terá dado “provas de idoneidade nas várias reuniões que teve com o executivo camarário” e que já investiu em Caminha 600 mil euros.

Concede Miguel Alves que (e cito) “provavelmente, 90% das pessoas entendem que sou um tolo ou um bandido. E eu não sou um bandido, nem um tolo”. Talvez seja eu o tolinho, mas dá-me ideia de que metade dos 600 mil euros investidos por Moutinho são da comunidade que corre o risco de não tirar desse investimento quaisquer proveitos.

Para piorar a situação, veio-se a saber, entretanto, através do Observador, que o secretário de Estado Miguel Alves, quando tomou posse do cargo já vinha com a carga de ser arguido em dois processos-crime: a operação Éter e a operação Teia. É certo que ser arguido muitas vezes não indicia culpa nenhuma, mas também é certo que pelo menos três secretários de Estado de António Costa saíram do Governo por terem sido constituídos arguidos em processo, diga-se, de gravidade aparentemente bem menor. Ponhamos então as coisas assim: a bem da democracia, para não alimentar populismos, e a bem do próprio Governo, pensemos em Miguel Alves como futuro ex-secretário de Estado.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com