O Movimento Carreira de Informática

Crónica de Opinião
Segunda-feira, 12 Junho 2023
O Movimento Carreira de Informática
  • Bruno Martins

 

 

Gostaria de, na crónica desta semana, deixar a minha solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras das Administrações Públicas pertencentes à Carreira de Informática, que há muitos anos esperam por uma revisão da carreira que os coloque numa situação da mais elementar justiça e dignidade.

Parece que ao fim de 22 anos, e por pressão de muitos destes trabalhadores, o governo acordou para esta problemática, mas continua a não querer dar a resposta ao essencial, e como tal, as reuniões entre sindicatos e de informáticos com o Governo serão essenciais para a existência de uma solução condigna.

Destaco algumas das reivindicações mais do que justas e que merecem o meu total apoio:

  • A inversão da estratégia política de recurso sistemático ao outsourcing nesta área, assim como de tantas verbas em contratações externas, a maioria sem justificação, que representam um valor que poderia reverter para a melhoria das carreiras destes funcionários públicos, assim como para a contratação de mais profissionais, num contexto em que os Sistemas de Informação/Tecnologias de Informação e Comunicação foram das áreas que mais evoluíram nos planos científico, técnico e tecnológico nos últimos anos;
  • A revalorização remuneratória de acordo com o grau obtido em formação superior, valorizando as graduações pré-Bolonha, pós-graduações, Mestrados e Doutoramentos.
  • A progressão do posicionamento remuneratório igual, quer para o nível, quer para o grau, sem a obrigatoriedade de abrir concurso para a subida de grau, obedecendo à atual regra de posicionamento automático.
  • O incremento e obrigatoriedade de formação profissional certificada relacionada com tarefas de complexidade acrescida.
  • A existência de benefícios fiscais por ser carreira de desgaste rápido;
  • O reconhecimento do trabalho suplementar não remunerado. Nesta área é, escandalosamente comum, muitas das tarefas serem desenvolvidas fora do horário de trabalho para manter a continuidade do serviço.

 

Espero que a luta desenvolvida por este movimento de funcionários públicos, que decidiram unir-se em torno da justiça e da dignidade, chegue a bom porto.

Contam com a minha solidariedade!

Até para a semana!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com