O nosso Teatro faz anos!

Quarta-feira, 01 Junho 2022
O nosso Teatro faz anos!

 

 

Hoje, dia 1 de junho de 2022, o Teatro Garcia de Resende, comemora cento e trinta anos de existência, foi inaugurado a 1 de junho de 1892. É uma das salas mais conhecidas no panorama nacional e a construção foi inspirada no “Scala” de milão.

É inegável a importância dos teatros na difusão da cultura junto das comunidades. Há mais de dois milénios que os gregos construíram anfiteatros para aí poderem juntar público e apresentar os seus espetáculos. A maior parte das pessoas já ouvira falar na tragédia grega e da sua importância na génese da arte da representação cénica.

O Teatro Garcia de Resende fora recentemente objeto de obras de manutenção, assim como na sua evolvente, nomeadamente, no parque de estacionamento descoberto. Estas intervenções, penso não estar errado, vieram requalificá-lo nas suas valências, sobretudo, para o bem-estar dos seus utilizadores.

Contudo, tenho a perceção que a sua programação, e não é de agora, não tem sido vocacionada para o público em geral e, muito menos, virado para a cidade e os seus residentes. Quantos de nós nos últimos cinco anos foram ao nosso Teatro? Digo cinco, porque a pandemia prejudica a pergunta por razões que são obvias. Não tenho uma resposta objetiva, mas creio que não devem ter sido muitos.

O certo é que o teatro foi concebido para o público em geral, e para o seu entretenimento. Por isso, a sua programação deverá ser diversificada naquilo que dependa do erário público. A restante deverá estar sujeita às regras do mercado, a oferta deverá ser pensada atendendo à procura existente e não a caprichos ideológicos.

Ora, não sendo um especialista em cultura e muito menos em gestão deste tipo de equipamentos culturais, mas sempre posso alvitrar que, sem público a sua desnecessidade, tornar-se-á uma realidade. Se o público jovem não for tido como uma prioridade, devê-lo-ia ser. É na infância que se educam os gostos. Os demais públicos também deveriam ser considerados, no menos, a bem da economia local.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com