O novo CEMA – Henrique, o Vacinador

Nota à la Minuta
Segunda-feira, 27 Dezembro 2021
O novo CEMA – Henrique, o Vacinador
  • Alberto Magalhães

 

 

Toma hoje posse como CEMA o almirante Gouveia e Melo, que dirigiu brilhantemente o nosso processo de vacinação de 3 de Fevereiro a 30 de Setembro, conseguindo que Portugal ocupasse, nessa data, o primeiro lugar mundial com mais de 85% da população com as duas doses da praxe tomadas. A 4 de Setembro, Gouveia e Melo declarava à agência Lusa o seguinte (e cito): “Não sinto necessidade de dar [o meu contributo] enquanto político”, dando como justificação principal não estar preparado para isso e achar que (e cito de novo) “daria um péssimo político”. Explicava depois que a política é uma arte da negociação e que os militares desenvolvem mais a capacidade de decisão sob stress, rejeitando ter inclinação para a política, pondo de parte uma candidatura à Presidência da República.

Agora, parece que o Almirante mudou de ideias e, segundo a comunicação social, já se vê à frente de um movimento de cidadãos e a concorrer à Presidência. Mas será mesmo assim? O sebastianismo, tão português, terá subido à cabeça de Henrique, o Vacinador? Fui ver o que disse ele ao Expresso, em 23 de Dezembro, a propósito do tema e vou citar: “a pergunta excessiva e constante sobre o mesmo assunto parte de um pressuposto preconceituoso de que os militares após o fim da sua carreira estão inibidos de ser políticos. Isso não está escrito em qualquer lei. Além de profundamente preconceituoso é sinal de uma democracia coxa com medos do passado. Pois agora, apesar de não me apetecer nada ser Presidente da República, fiz questão de não deixar para o futuro limitações que possam criar uma ideia de impossibilidade e que menorizam a democracia e os militares com preconceitos do passado”.

Dito isto, parece evidente que o agora CEMA pode ser vaidoso como por aí corre, mas explicou razoavelmente a evolução das suas posições. Parvo não é, mas talvez pudesse ter evitado a polémica em vésperas da sua nomeação para um alto cargo militar.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com