O politicamente incorreto

Crónica com Música
Quarta-feira, 16 Setembro 2020
O politicamente incorreto
  • José Policarpo

 

 

Sendo esta a primeira crónica da nova temporada, talvez devesse escrever sobre questões que de alguma maneira criassem esperança e ânimo. Porém, a realidade não me permite ser simpático e muito menos utilizar chavões com o recurso ao politicamente correto. Aliás, só quem pouco tem para dizer e/ou é dissimulado recorre a este bafiento expediente.

A pandemia tem-nos ocupado o nosso quotidiano. São os números de infetados, diária e pomposamente, apresentados. As vacinas que estão para chegar, mas podem não chegar antes de novos confinamentos. Os corredores turísticos reabrem, mas logo voltam a encerrar. Tu isto provoca nas pessoas incertezas e grande inquietação. Quanto tempo mais conseguiremos viver debaixo desta indefinição. Penso que não será por muito mais tempo

Ora, recai sobre o poder político e em especial sobre as oposições cuidados especiais. Uma oposição democrática e não populista deverá exigir do poder clareza na explicação dos problemas e realismo nas soluções do combate a esses problemas. Posso estar equivocado, mas não assistimos a isso na maioria das situações e, por causa e com isso, teremos uma comunidade desorientada com tudo o que esta realidade poderá significar.

Infelizmente, no nosso concelho, surgiu um surto num lar de idosos com cerca de quatro dezenas de pessoas infetadas, utentes e pessoal do lar. Para além das questões especificas de saúde pública que um surto compreende, o mesmo poderá estender-se à comunidade, a todos nós.

No caso concreto, segundo noticias vindas a público, trata-se de um lar ilegal, cuja ilegalidade fora decretada há quatro anos. Sendo um lar ilegal, poder-se-á concluir que não é fiscalizado. Se não é fiscalizado, também poder-se-á deduzir que não observa as regras de contingência e de protocolo estabelecidas paras estes equipamentos sociais. Se assim for, fica a pergunta inconveniente: não haverá responsáveis?

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com