O político professor e o professor político

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 24 Maio 2023
O político professor e o professor político
  • José Policarpo

 

 

O ex-primeiro-ministro e ex-presidente da república Aníbal Cavaco Silva é um homem muito respeitado pelo eleitorado do centro-direita e temido pelos eleitorados da esquerda democrática e da extrema-esquerda. E por que razão tem o eleitorado de esquerda “medo”, perguntarão os ouvintes e leitores da DianaFM?

Há razões objetivas e, porventura, muitas subjetivas. As razões objetivas resultam das vitórias eleitorais que, relegaram o partido socialista, para a oposição. Em 1985, venceu as legislativas com maioria relativa. Em 1987 e 1991 venceu as legislativas com maioria absoluta. E, por último, não menos importante, vencera as presidenciais de 2006 e de 2011.

No concerne às razões subjetivas, estas, estão ligadas à avaliação que cada um eleitor/cidadão faz do comportamento político do Prof. Cavaco Silva. São, pois, poucos aqueles lhe imputam qualquer atitude menos ética ou sequer censurável. Há muitos que discordam dele, mas respeitam-no como cidadão.

Por outro lado, o prof. doutor Cavaco Silva enquanto chefe de governo foi aquele que mais reformou o país, liberalizando a economia e a comunicação social e dotando o país de infraestruturas rodoviárias de grande importância para o desenvolvimento económico e social do país.

Por isso, quando usa a palavra, normalmente, é para apontar os erros à governação. O país de esquerda não gosta e apelida-o de azedo e de mal resolvido, mas o político professor tem duas premissas que começam a rarear em Portugal. Qual sejam: o respeito e a autoridade e, estas, são incontornáveis. Como diria o povo: temos pena…​

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com