O ridículo, em política, não mata

Nota à la Minuta
Sexta-feira, 21 Fevereiro 2020
O ridículo, em política, não mata
  • Alberto Magalhães

 

 

Ouve-se, por vezes, dizer que “o ridículo mata”. Se isso fosse sempre verdade o contra-almirante Américo Tomás ter-se-ia ficado por um mandato como presidente do Estado Novo e nunca teria chegado a almirante. Também Nicolas Maduro e seus comparsas estariam já saneados, a bem da higiene venezuelana.

A narrativa de que o tio de Juan Guaidó teria transportado, dentro de duas lanternas de bolso, um líquido usado no fabrico de explosivos, merece uma boa gargalhada de desprezo. O castigo aplicado à TAP, fingindo desconhecer que não são as companhias aéreas, mas os aeroportos, que têm a responsabilidade de detectar bagagens perigosas, desmascara o propósito: criar um caso que leve o governo português a trilhar o caminho do espanhol – deixar de chamar presidente a Guaidó e passar a tratá-lo como simples “chefe da oposição”.

Ao ridículo também se expôs o secretário de Estado Adjunto e das Comunicações, Souto de Miranda, esta terça-feira, em artigo de opinião no jornal Público. Defendendo a localização do novo aeroporto no Montijo e tentando responder a uma das mais sérias objecções dos adversários desta localização, o problema das centenas de milhar de aves que ali passam e nidificam, declarou sagaz que “os pássaros não são estúpidos e é provável que se adaptem”, sendo, na sua opinião, muito bem capazes de descobrir “outras rotas migratórias e outras paragens estalajadeiras”.

Já o ministro das Infraestruturas, um dos putativos candidatos a sucessor de António Costa, propõe-se resolver, a oposição das autarquias de maioria PCP ao projectado aeroporto, de maneira expedita: fazendo o que se costuma ouvir dizer que não se faz: mudar a lei para atender ao caso concreto, tornando dispensável a concordância das autarquias afectadas. Isto já não dá vontade de rir. Efectivamente, nem todos os pássaros são desprovidos de inteligência.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com