O vírus está no meio de nós

Nota à la Minuta
Terça-feira, 03 Março 2020
O vírus está no meio de nós
  • Alberto Magalhães

 

 

Ontem, o desembargador Orlando Nascimento demitiu-se do cargo de presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, o que já na sexta-feira passada me parecia inevitável. Claro que, aparentemente, o juiz demitiu-se empurrado pela reunião de hoje do Conselho Superior da Magistratura, onde o seu destino não teria, certamente, melhor sorte.

Ontem também, Portugal entrou para a lista de países com residentes infectados com o coronavírus.

A este propósito, e para que se perceba que o país pode dar lições de saúde pública a quem menos se espera, uma pequena história bastará: Onésimo Almeida, professor de Estudos Portugueses e Brasileiros na Universidade de Brown, em Providence, Rhode Island, esteve na Póvoa de Varzim, nas Correntes d’Escrita, numa mesa-redonda com o chileno Luís Sepúlveda, actualmente internado no hospital de Oviedo, infectado com o vírus. De regresso aos EUA, Onésimo sentindo-se adoentado e tendo conhecimento do acontecido ao colega chileno, contactou o Departamento de Saúde de Long Island que se recusou a fazer-lhe o teste, já que Portugal não constava da lista de países oficialmente preocupantes. Melhor exemplo de ‘burrocracia’ dificilmente se poderia encontrar.

Não se esqueça de que hoje é a super-terça-feira onde serão eleitos muitos, mais de um terço, dos delegados que escolherão o candidato democrata, que disputará com Donald Trump as presidenciais dos EUA.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com