Onde está a paixão pela Educação?

Nota à la Minuta
Segunda-feira, 15 Junho 2020
Onde está a paixão pela Educação?
  • Alberto Magalhães

 

 

Estando eu razoavelmente seguro de que os jardins de infância e os três ciclos do ensino básico deveriam ter recomeçado as suas actividades no mesmo dia em que as creches reabriram, incomoda-me pensar que as crianças com contextos familiares económica e culturalmente mais pobres ou socio-emocionalmente mais difíceis, com menos possibilidades de seguir aulas virtuais, sobretudo aquelas para quem a escola já era lugar de fracasso e cansaço, ou melhor, de cansaço dos sucessivos fracassos, incomoda-me, dizia, pensar que esses milhares de crianças com maiores fragilidades, estarão sem escola, mais de seis meses.

Incomoda-me pensar nas consequências que tão inconcebível paragem lectiva terá na tão sensível iniciação à leitura e escrita, para não falar da matemática, nas crianças que frequentavam o ciclo primário. Que aprendizagens fizeram em casa? A que métodos pedagógicos caseiros foram entretanto expostas?

Incomoda-me pensar que o ministério da Educação não pareça nada incomodado com a situação e não aparente ter plano excepcional de recuperação para um tão catastrófico desastre no percurso escolar de uma geração. O Plano de Estabilização Económica e Social, propõe-se dotar escolas, professores e alunos de hardware e software necessário e suficiente para alcançar a extraordinária Universalização da Escola Digital, investindo na capacitação digital dos professores e na desmaterialização dos manuais escolares e produção de mais recursos digitais.

Destina 400 milhões de euros para esses nobres desígnios que, porém, se não forem enquadrados numa política de rejuvenescimento do corpo docente e fortalecimento do corpo auxiliar – e que estabeleça também um plano de apoios pedagógicos, compensatório da paragem forçada – serão dinheiro desperdiçado e não evitarão uma tremenda epidemia de insucesso escolar. O ministro que se acautele.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com