Outra vez a TAP

Crónica de Opinião
Sexta-feira, 07 Abril 2023
Outra vez a TAP
  • Rui Mendes

 

Um dos temas que dominou os noticiários esta semana foi, mais uma vez,  a TAP. Aliás, é corrente a TAP ser capa de jornais ou ser tema de abertura de telejornais. Foi o que aconteceu durante toda esta semana devido a estar a decorrer as audições da Comissão de Inquérito Parlamentar à Tutela Política da Gestão da TAP.

Este processo decorre particularmente para que o Parlamento apure as responsabilidades da gestão da TAP e do Governo sobre a saída de Alexandra Reis da companhia aérea e da indemnização que recebeu.

Não se estranha que as audições em sede da Comissão de Inquérito Parlamentar da atual CEO, Christine Ourmières-Widener, tenham provocado desconforto para o Executivo.

Os episódios tornados públicos não deixam de ser altamente comprometedores e patenteiam o grau de controlo, a pressão sobre a gestão da TAP.

Independentemente da posição que cada português possa tomar sobre todo este processo fica claro que as decisões da gestão da TAP foram sucessivamente conhecidas/validadas pelo poder político.

Na crónica do passado dia 6 de janeiro disse neste espaço que o caso “TAP” tem criado um caos no Governo, com consequências que ainda não terminaram, mas já deixou aos portugueses a verdadeira imagem do Governo e a teia de interesses que envolve o Executivo de António Costa.  Cada página que se vira tudo isto é mais evidente.

Foi o atual primeiro-ministro que tomou a decisão de reverter o processo de privatização da TAP, de nomear administradores em nome do acionista Estado e de participar na gestão. O Governo tem aqui fortíssimas responsabilidades pelas quais, a seu tempo, será chamado a responder,  e não esqueçamos que ainda está por acontecer o processo de privatização, porque afinal, ao fim de sete anos, António Costa chegou à conclusão que a empresa deverá ser privatizada.

Para os portugueses tudo isto será certamente muito triste, mas é o espelho do estado do país.

 

Uma Santa Páscoa

 

Até para a semana

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com