Perder tempo é perder quase tudo!

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 26 Maio 2021
Perder tempo é perder quase tudo!
  • José Policarpo

 

 

O atual executivo da câmara municipal de Évora precisou de mandato e meio para impor às contas da autarquia o caminho do rigor. Como todos sabemos, em 2013, a camara estava debaixo das regras do saneamento financeiro, impedida, por isso, de se endividar para poder realizar investimentos fundamentais para a cidade e para o concelho.

A má governação da autarquia tem levado a sucessivos adiamentos de obras que são fundamentais para a cidade e para o concelho. A primeira e a mais premente é a renovação da canalização que leva a água às casas dos residentes, às instituições e às empresas da cidade e do concelho. Penso que toda a gente não suportará por muito mais tempo tantos cortes no fornecimento.

A segunda, também do meu de vista, é a requalificação da rede viária. Esta intervenção não só é necessária, como, também, é indispensável. Como é que se pode defender a afirmação da cidade no contexto nacional e internacional se temos para oferecer a quem nos visita estradas e ruas que mais parecem picadas africanas. Podemos, porém, não devemos.

A terceira intervenção necessária, situa-se ano nível da preservação do embelezamento e higienização da cidade e do concelho. Não é justificável, sob pretexto algum, a falta de cuidado que existe na higienização, sobretudo, no centro histórico. Já nos bairros e nas vias de comunicação é confrangedor o estado de preservação de tudo o que são árvores e jardins públicos. Por outro lado, os espaços públicos, na sua generalidade, estão infestados de ervas.

Ora, é urgente que a autarquia estabeleça como prioridade das prioridades, a resolução destas questões. De contrário, para além das muitas oportunidades que foram perdidas no passado para a afirmação de Évora no panorama nacional, o adiamento da resolução destas questões, estou certo, que conduzir-nos-á para o fundo da tabela da competitividade.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com