Descubra duas das referências de petróleo mais populares do mundo: Brent e West Texas Intermediate. Aqui aprenderá as diferenças entre eles.
O Petróleo Brent é uma mistura de petróleo (uma mistura de Brent, Forties, Oseberg e Ekofisk) extraído do fundo do Mar do Norte. É normalmente refinado em gasóleo e gasolina. No comércio, o Brent é uma das referências para o petróleo no mercado mundial, como o Médio Oriente, a Europa e a África.
O petróleo WTI (West Texas Intermediate), ou petróleo bruto GI dos EUA, é uma mistura de vários petróleos extraídos e processados nos Estados Unidos e é normalmente utilizado para produzir gasolina refinada. No mundo do comércio, o WTI é principalmente uma referência para o mercado petrolífero dos EUA.
O Brent tem uma série de vantagens, uma vez que é extraído no mar e não em terra, como o facto de grandes volumes de petróleo poderem ser transportados rapidamente e em segurança por via de condutas submarinas. No entanto, nos EUA, a vantagem da produção reside nas novas tecnologias de extração, como as técnicas de estimulação de poços e a perfuração horizontal.
Quando o petróleo tem um baixo teor de enxofre, é conhecido como petróleo “doce”. A gravidade API (American Petroleum Institute) refere-se à densidade do petróleo, medida numa escala de 10 a 70. Quanto mais elevado for o número, menos denso é o petróleo. Os petróleos leves e doces fluem mais livremente à temperatura ambiente, tornando-os mais fáceis e baratos de refinar.
O estado político dos países produtores de petróleo tem um impacto significativo na produção e no preço da matéria-prima. Quando se trata de petróleos como o Brent e o WTI, os investidores devem estar atentos ao clima político nas regiões da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e dos EUA. Uma grande mudança política na América do Norte, por exemplo, afetaria mais o WTI do que o Brent e aumentaria provavelmente a diferença entre o WTI e o Brent.
O petróleo é negociado nos mercados, tal como as ações, mas sob a forma de índices de referência do petróleo, permitindo aos investidores identificar rapidamente a qualidade e o local de perfuração do petróleo que estão a comprar e a vender.
Os índices de referência do petróleo são relevantes porque descrevem a origem da matéria-prima, um fator importante para determinar a sua utilização. Estes índices de referência também permitem aos investidores e comerciantes acompanhar o preço de um tipo específico de petróleo.
Como indicado acima, o petróleo bruto Brent é a referência utilizada para o mercado mundial de petróleo leve, ou seja, Europa, África e Médio Oriente, enquanto o WTI é a referência para o mercado de petróleo leve dos EUA. Outros países utilizam frequentemente tanto o Brent como o WTI como valores de referência para avaliar o seu petróleo bruto.
Os valores de referência para o mercado de petróleo bruto pesado e ácido são o petróleo bruto do Dubai e o petróleo bruto de Omã.
Já sabe um pouco a mais sobre a diferença do petróleo Brent com o WTI, sempre uma das melhores ferramentas de investimento é a informação.