Planificar, Planificar e Planificar!

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 11 Novembro 2020
Planificar, Planificar e Planificar!
  • José Policarpo

 

 

A gerigonça chegou ao governo em 2015, já passaram cinco anos e seis orçamentos de Estado, contudo, na campanha eleitoral dessas eleições os partidos de esquerda prometiam a construção do tão necessitado Hospital Central de Évora e este não passa de uma miragem.

Para além das promessas feitas em campanha e pré-campanha eleitoral, o certo é que o Hospital Central de Évora, até ao momento, não saiu do papel. A vinda a Évora do primeiro ministro na última segunda-feira, trazendo um envelope de 40 ME, peca por tardia e só terá efeitos em 2023. Entretanto, atos médicos ficaram por praticar e constrangimentos de toda a índole e feitio caíram sobre as pessoas que aqui residem e disso ninguém é, politicamente, responsável. Às vezes, permitam-me o desabafo, fico agastado por pertencer a uma região cheia de tantas coisas boas, mas devia ser mais exigente e reivindicativa.

O estado de emergência chegou e ninguém se entende. Os cientistas dizem que as medidas pecam por tardias, no entanto, a economia, mormente, os setores do comercio e a da restauração, afirmam em uníssono, que será a machada final. Por outro lado, a população não sabe se a violação das obrigações, terão como sanção a pratica de um crime.

Quanto à primeira, a resposta, infelizmente, só virá daqui a semanas, com o número de mortes. A segunda será inevitável, mas o Estado, os portugueses contribuintes, terão que, ser chamados a mitigar as consequências, desta calamidade. Este grupo de empresários deverão ser ajudados com medidas eficazes, sobretudo protetoras do emprego.

Por último, o número de mortes e a pressão sobre o serviço nacional de saúde, irão ditar a paz social e ordem pública dos próximos tempos. Não tenho dúvidas. O povo português é muito compreensivo, até lascivo nalgumas situações, mas perante situações dramáticas, torna-se desordeiro. E aí virá a pergunta que, o primeiro ministro e presidente da república, não querem ouvir: porque é que não planificaram? Porquê?

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com