Poder à Esperança em Évora

Crónica de Opinião
Segunda-feira, 22 Janeiro 2024
Poder à Esperança em Évora
  • Bruno Martins

Porque, infelizmente, faltam oportunidades em grande parte dos órgãos de comunicação social, os ouvintes da DianaFm vão perdoar-me, mas naturalmente, usarei este meu espaço de opinião para que possam conhecer as propostas do Bloco de Esquerda para as próximas eleições legislativas.
Quem costuma ter mais votos não quer que a campanha se faça em torno de propostas, mas apenas em torno de casos e de soundbites. O Bloco de Esquerda recusa essa forma de fazer política e considera que o nosso povo tem o direito de conhecer as propostas concretas que vão influenciar as nossas vidas nos próximos anos.
Se nas próximas semanas vos apresentarei as propostas, hoje irei apresentar-vos a lista do Bloco de Esquerda às próximas eleições pelo círculo eleitoral de Évora.
Gente de diferentes ativismos, com coragem e determinação, que representam o poder da esperança. 3 efetivos e 3 suplentes – neste grupo 4 independentes e apenas 2 aderentes do Bloco, que representam a abertura à esquerda que nos caracteriza com o objetivo de construir um movimento popular em todo o país que enfrente a direita e a extrema-direita, mas que acima de tudo seja capaz de alicerçar um projeto colectivo que coloque a habitação, os serviços públicos e a emergência climática no centro do debate político.
Apresentamos, em Évora, como cabeça de lista o Manuel Canudo, de 23 anos, natural e residente em Évora e atualmente a trabalhar como professor (não profissionalizado) no ensino básico e no ensino profissional.
Um jovem licenciado em História pela Universidade de Évora e mestrando em História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa.
Foi nos espaços das universidades que, quer enquanto dirigente associativo, quer enquanto representante dos estudantes em órgãos de gestão, iniciou parte do seu ativismo político.
Desde cedo, esteve envolvido em associações juvenis, de dinamização cultural e de defesa do ambiente.
Como número 2 a Patrícia Correia Rico, de 32 anos, natural de Monte do Trigo, concelho de Portel, e residente em Évora. Médica de profissão, é feminista e ativista pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.
É médica interna no SNS, procurando abrir espaço para diálogo para se pensar a saúde enquanto indissociável de questões como os direitos laborais ou a habitação.
Mestre em Medicina pela Nova em Lisboa e a iniciar internato em formação específica na especialidade de Saúde Pública, realizou o Internato de Formação Geral em Évora, no Hospital do Espírito Santo EPE.
Membro fundador do coletivo Évora Queer, com experiência associativa prévia enquanto responsável pela coordenação do Grupo de Trabalho de Saúde Mental da Associação Anémona, é cofundadora do Primeiro Évora Pride e membro da Comissão Organizadora da iniciativa.
Doutoranda em Filosofia no Instituto de Investigação e Formação Avançada, onde realiza investigação em Filosofia Política, tendo interesse específico em políticas públicas integradas para o bem-estar no mundo contemporâneo. Apresenta-se nas listas enquanto independente.
Como número 3 o Pedro Ferreira, de 45 anos, residente em Évora, e licenciado em Engenharia Informática pela Universidade de Évora e pós-graduado pelo IPBEJA em Segurança Informática.
Na Universidade, participou na formação do Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática e foi eleito representante dos alunos no Conselho Pedagógico pelo seu curso e membro da Assembleia da Universidade de Évora. Ativista na luta estudantil pelo não pagamento de propinas no Ensino Superior.
É, atualmente, especialista de informática no Município de Portel.
É também ativista na área do sindicalismo, foi delegado sindical do STAL e em 2022 iniciou liderou o “Movimento Carreira de Informática” da Administração Pública, tendo participado em várias negociações com as centrais sindicais e o Governo relativas à mesma. Apresenta-se nas listas enquanto independente.
Gente autêntica para fazer o que ainda não foi feito em Évora.

Até para a semana!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com