Por que o tratamento térmico é importante para as peças de máquinas industriais?

Informações
Quinta-feira, 14 Abril 2022
Por que o tratamento térmico é importante para as peças de máquinas industriais?
  • Entretenimento

O desenvolvimento industrial tornou possível a criação de muitos produtos importantes para uso doméstico e fundamentais para a produção de alimentos, calçados, automóveis,etc.

Ainda que não seja um assunto de grande difusão, os alimentos e outros produtos como eletrônicos, roupas, acessórios passam por um longo processo até chegar aos consumidores.

Esse trajeto que os produtos fazem ao redor do mundo e até mesmo dentro do país só é possível se as fábricas e indústrias tiverem as condições necessárias para produzir.

Se uma única peça ou várias peças importantes faltarem para a manutenção de um maquinário, a produção pode ser paralisada ou afetada.

Portanto, a carbonitruração é um tratamento indicado para as peças de metais do setor industrial e automotivo.

Tipos de tratamentos térmicos para metais

O Tratamento Térmico de peças utilizadas na indústria automotiva tem utilizado cada vez mais tecnologias que permitem modificar a estrutura do metal.

De acordo com a necessidade da peça e o seu uso, é possível tornar o metal mais endurecido ou mole.

Carbonitruração

A Carbonitrutação é um processo termoquímico aplicado nas peças de metais de baixo carbono, em que o nitrogênio é adicionado ao tratamento.

O resultado desse processo é uma peça de metal com maior dureza e alto nível de resistência ao constante contato.

Cementação

A Cementação é um tratamento térmico feito em peças de metais com baixo teor de carbono com o objetivo de torná-las mais duras e resistentes.

O processo pode ser feito utilizando gás, líquidos e outras substâncias em alta temperatura em relação à atmosfera.

Têmpera

Neste processo de tratamento do metal, ele é aquecido em diversas temperaturas e depois passa pela etapa de resfriamento em água ou óleo.

Ao final do tratamento será possível obter uma peça de qualidade, com grande resistência e eficiência.

Normalização

A normalização é uma das etapas do processos térmicos mais importantes, pois torna as peças laminadas ou fundidas mais regulares.

Dessa forma, o tratamento diminui a granulação, ou seja, torna a superfície da peça mais adaptável e fácil de ser encaixada.

Benefícios do tratamento térmico

Os tratamentos térmicos em peças de metais têm como objetivo amolecer, mudar as propriedades da peça ou torná-la mais dura.

As vantagens de utilizar peças de metais que passaram por estes processos termoquímicos se referem sobretudo a funcionalidade e eficácia do produto.

  1. Peças mais resistentes e duráveis;

  2. Diminuição o desgaste da peça;

  3. Aumenta a usabilidade do metal;

  4. Previne quebras das peças de metais;

  5. Auxiliar o processo de produção;

  6. Melhorar o desempenho das peças;

Em suma, o tratamento térmico influi na qualidade da produção devido a utilização de peças com um alto nível de qualidade e resistência.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com