Porque razão cresce o emprego público?

Sexta-feira, 18 Fevereiro 2022
Porque razão cresce o emprego público?

 

 

A Síntese Estatística de Emprego Público (SEEP), respeitante ao 4º trimestre de 2021, publicação da responsabilidade da Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP), foi esta semana divulgada, e deu-nos a conhecer os dados do emprego no sector das administrações públicas.
O sector empregava em 31 de dezembro de 2021 um total de 733 495 trabalhadores.
Trata-se de um número histórico porque nunca o setor das administrações públicas tinha empregado tanto.
Se entre 2012 e 2014 o emprego no setor das administrações públicas conseguiu ser reduzido, tendo-se registado uma diminuição de 71 409 trabalhadores apenas resultante do saldo entre saídas e entradas, a partir de 2015 inverteu-se a tendência, com o emprego público a crescer ano após ano, de forma continuada.
Só o ano de 2021 resultou num acréscimo de 14 665 trabalhadores.
Naturalmente que este constante crescimento do emprego público é desaconselhável. Não apenas porque as administrações públicas não necessitarão de um volume tão elevado de trabalhadores, considerando que uma administração pública mais moderna requer menos “mão-de-obra”, como também o recrutamento deve ser exercido de forma cirúrgica, algo que, como sabemos, não acontece. Estamos certos que hoje se recruta com menos exigência, recruta-se com o foco na quantidade.
Para além de que este enorme volume de trabalhadores faz crescer a despesa primária, porquanto os encargos remuneratórios são aí registados.
Na anterior crónica lamentámos que Portugal apresenta, comparativamente aos outros membros da UE, um fraquíssimo crescimento económico, e que não consiga fazer crescer o PIB per capita.
Com o persistente crescimento do emprego público os problemas só tendem a agravar-se.
Porque ao agravar-se a despesa, a tendência será para manter défices e alterar maturidades da dívida, com os evidentes efeitos nos indicadores de crescimento económico.
Fazer crescer o emprego público é o mesmo que dizer que fazemos crescer a despesa pública de uma forma duradoura.
Ficará por saber até quando é que irão continuar a crescer os números do emprego no sector das administrações públicas.
Ficará por saber por que razão cresce continuadamente o emprego público.

 

Até para a semana

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com