Primárias entre Joe e Bernie

Nota à la Minuta
Quinta-feira, 05 Março 2020
Primárias entre Joe e Bernie
  • Alberto Magalhães

 

 

Na super-terça-feira democrata, Joe Biden ganhou em dois terços dos Estados que estavam em disputa, ultrapassou Bernie Sanders e viu o bilionário Bloomberg arrumar as botas (depois de gastar 500 milhões em auto-propaganda). Elizabeth Warren, ainda não atirou a toalha ao chão, mas não deve tardar, já que, obviamente, o favorito da ala esquerdista dos democratas é Sanders e não ela.

Nada está ainda definitivamente decidido entre Joe e Bernie, mas um deles enfrentará Trump em Novembro. Qual terá mais hipóteses de lhe ganhar, é a pergunta de muitos milhões de dólares! Biden ao centro, vice de Obama, tem apoio entre os mais velhos e os negros. Sanders, o favorito dos latinos e dos jovens, é o candidato mais à esquerda que os EUA já tiveram. O que ganhar as primárias escolherá o rival para seu vice-presidente? Preferirá Elizabeth Warren, para atrair o voto feminino?

É que a manta de retalhos em que está transformado o partido Democrata, torna difícil perceber até que ponto o candidato escolhido poderá contar com a militância e os votos de todos os grupos e grupinhos produzidos pelas exigências de interseccionalidade: há que defender as mulheres, mas as negras têm problemas específicos que as separam das brancas, e as lésbicas também têm as suas lutas sectoriais, sobretudo se forem negras, e assim sucessivamente para todas as minorias que imaginar se possam e sintam ser vítimas com direito a protestos e a direitos especiais.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com