Primeiro rescaldo eleitoral

Nota à la Minuta
Segunda-feira, 25 Janeiro 2021
Primeiro rescaldo eleitoral
  • Alberto Magalhães

 

 

Ontem, os portugueses mostraram, mais uma vez, estar à altura da situação. Chamados a votar em circunstâncias extremamente adversas, dissiparam os medos de uma abstenção catastrófica, afrontaram a pandemia, suportaram a chuva e (em algumas freguesias) as longas filas e as horas de espera, e compareceram nas urnas. Melhor, se descontarmos o milhão de emigrantes que não votou por estar longe dos consulados, as dezenas de milhar de eleitores em isolamento por covid-19, que não puderam inscrever-se para voto domiciliário, e os 800 mil mortos residentes nos cadernos eleitorais, a abstenção terá sido semelhante à de há cinco anos. Ficou-se pelos 60,5%.

Marcelo Rebelo de Sousa foi o grande vencedor, com mais cem mil votos do que em 2016, subindo de 52 para 60,7% e ficando a quase 48 pontos percentuais de Ana Gomes, que obteve 13%, ficando à frente de André Ventura, que teve 11,9%, pouco menos de meio milhão de votos, quando o Chega, nas legislativas de 2019, se ficou pelos 67500.

Muito atrás de Ventura, João Ferreira, ficando-se pelos 180500 votos, obteve 4,3%, apenas mais quatro décimas que Edgar Silva, que representou o PCP em 2016. Uma ainda mais óbvia derrotada, Marisa Matias, que em 2016 obtivera 10%, agora obteve 4%, cerca de 165 mil votos. Quanto a Tiago Mayan, da Iniciativa Liberal, obteve 135 mil votos, quando o seu partido se ficou por 68 mil em 2019. Um bom resultado, portanto.

Como era de prever, estas foram eleições presidenciais muito especiais, realizadas em plena crise sanitária. Numa primeira análise, o BE errou ao avançar com Marisa Matias, o PCP não conseguiu parar a sangria de eleitores, muitos deles porventura para o Chega, e a ala esquerda, mais bloquista, do PS, não conseguiu convencer o eleitorado socialista a votar Ana Gomes, até porque esta não soube falar para onde ele está, muito mais ao centro do que ela. Em resumo, Marcelo ganhou, sai muito reforçado, e há muita gente que vai ter de pensar no que anda a fazer.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com