Quando é que atinam?

Nota à la Minuta
Sexta-feira, 06 Janeiro 2023
Quando é que atinam?
  • Alberto Magalhães

Há dois dias, eu terminava a minha Nota sugerindo que “seria bom que António Costa e o Partido Socialista levassem a sério a advertência [do presidente da República] e evitassem as situações pantanosas.” No mesmo dia, Carla Alves tomava posse como secretária de Estado da Agricultura. Ontem, 25 horas depois, a senhora demitia-se por falta de condições políticas e pessoais para continuar no cargo, depois de António Costa a defender, com pouca convicção, durante o debate da moção de censura, e de Marcelo Rebelo de Sousa a ‘empurrar’ em directo para a demissão.

Segundo o Observador, Carla Alves tem duas contas arrestadas (uma na Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Vinhais, outra na CGD), por onde, segundo o MP, terão passado, entre 2014 e 2019, cerca de 230 mil euros não declarados às finanças. Segundo António Costa, a senhora, quando perguntada, afirmou que isso nunca tinha acontecido. O mínimo que se pode concluir é que a mais pura negligência e a mais extrema incompetência imperam no gabinete do primeiro-ministro, no gabinete do novel secretário de Estado Adjunto e no da ministra da Agricultura. Bastaria uma busca no Google com o nome do marido, “Américo Pereira” e a localidade “Vinhais” para encontrar, entre outras, uma notícia do Jornal Nordeste, assinada por Olga Telo Cordeiro que, contactada, certamente os poria a par de todos os pormenores do processo e evitaria mais um ‘senhor caso’ ao Governo da República.

António Costa, que dizem ter sido brilhante aluno de Direito, continua, no entanto, a não perceber que nem tudo o que não é ilegal é eticamente lícito e politicamente aceitável.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com