Respeitar as instituições

Crónica de Opinião
Sexta-feira, 09 Julho 2021
Respeitar as instituições
  • Rui Mendes

 

 

Nestas últimas semanas tem sido visível atividade por parte do Ministério Público (MP).

Tem sido um processo lento mas os grandes devedores à banca parece que estão a ficar cercados pelo Ministério Público.

Talvez as comissões parlamentares de inquérito à Caixa Geral de Depósitos e ao Novo Banco tenham tido algum efeito. A forma provocatória e pouco colaborante como alguns intervieram naquelas comissões terá deixado o país indignado, obrigando a que se fizesse algo para que as organizações não perdessem a face.

Os elevados custos que um conjunto de pessoas causaram à banca e ao país, resultantes do não pagamento dos empréstimos contraídos, ou da renegociação dos empréstimos, com evidentes perdas para as instituições bancárias, é razão para que tudo se faça para que os responsáveis venham a ser punidos.

Como sempre, os portugueses foram chamados a responder por dívidas que não contraíram. De uma forma ou de outra são os portugueses que suportaram as perdas, seja pelo pagamento de novas taxas bancárias, seja pelo agravamento de outras, seja por via dos impostos.

Através dos órgãos de comunicação social vamos conhecendo o modus operandi de como estas pessoas, ou melhor, como estes grupos de pessoas agiam. Processos complexos de circulação de dinheiros de forma a dificultar o seu percurso e o seu paradeiro.

Por detrás de toda esta engenharia está uma qualquer fragilidade que terá sido utilizada de forma ardilosa, mas sempre usada de má-fé.

Bem sabemos que estes processos para o MP são difíceis, que toda a investigação de processos de corrupção e de circulação e branqueamento de capitais é complexa, que é morosa.

Ainda assim o MP agiu tarde, já há muito que se exigia uma intervenção.

Ainda assim, mais vale tarde que nunca.

Cremos acreditar que o MP cumprirá a sua parte de uma forma competente, para que os tribunais cumpram também a sua.

É importante para a credibilidade do país.

 

Até para a semana

Rui Mendes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com