São estes os nossos dirigentes?

Nota à la Minuta
Quinta-feira, 08 Abril 2021
São estes os nossos dirigentes?
  • Alberto Magalhães

 

 

Ontem, algo de repugnante e indesculpavelmente misógino aconteceu em Ancara, no que deveria ser uma reunião entre Erdogan, presidente da Turquia, e, em representação da União Europeia, Charles Michel, presidente do Conselho, e Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão. À boa maneira islâmica, o anfitrião tinha, no centro da sala, duas poltronas que providenciou serem ocupadas por ele e por Charles Michel. Quanto à senhora Von der Leyen, ficou como peixe fora de água, acabando por se sentar num sofá lateral. Quatro pequenos comentários ao episódio:

O senhor Erdogan, não abdicou dos seus desvalores culturais em relação às mulheres, tendo, pelos nossos valores, o comportamento de um carroceiro.

O senhor Charles Michel, mais grave ainda, não sendo islâmico, portou-se ainda pior que um carroceiro. Sentou-se a convite de Erdogan e deixou a senhora pendurada, em vez de lhe oferecer o lugar como faria um cavalheiro. Assumiu a diplomática norma “na Turquia sê turco”, numa indigna submissão multicultural aos costumes patriarcais do anfitrião.

A senhora Von der Leyen, por seu lado, em vez de mostrar a fibra de verdadeira defensora dos direitos das mulheres lá, no sítio onde seria mais necessário, meteu o rabinho entre as pernas e aceitou a humilhação.

Ficamos, eu pelo menos fico, à espera de um levantamento geral das feministas europeias, pedindo a demissão de Charles Michel e, talvez mesmo, de Ursula Von der Leyen, já que não souberam representar a civilização ocidental e defender dignamente a igualdade entre homens e mulheres, num sítio onde ela, de todo, não existe.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com