Sem peso não há autoridade!

Quarta-feira, 08 Junho 2022
Sem peso não há autoridade!

O professor Cavaco Silva foi notícia durante toda a semana passada, não houve televisão que não tivesse dado destaque ao artigo que escreveu para o observador, como, também, à entrevista dada à CNN-Portugal. Houve quem não tivesse gostado do modo, mas, aparentemente, não foi indiferente à maioria das pessoas. Cavaco quando fala ou escreve é sempre noticia.

Na Roma antiga as pessoas consideradas e respeitadas pela comunidade possuíam duas características indeléveis. A primeira era a “gravitas”, que significa que a pessoa tinha de ter carácter e devia ser proba. A outra, trata-se da “auctoritas”, que significa a pessoa ter prestígio e ser respeitada. No caso do professor Cavaco Silva tem as duas qualidades e, por essa razão, o seu nome ficará inscrito na história do país.

No que concerne ao teor das suas intervenções, mais na entrevista dada à televisão, foram feitas duras críticas ao atual PSD, o maior partido da oposição, por não ter conseguido apresentar-se à larga maioria dos portugueses como uma verdadeira alternativa de poder, dizendo que o partido se transformou nos últimos cinco anos num partido regional.

Por outro lado, para fora do partido, o Professor Cavaco Silva, defendeu que, se não forem levadas a cabo as reformas necessárias, o país transformar-se-á no “carro vassoura” da europa. Quando foi primeiro-ministro o país convergira como nunca o mais conseguiu fazer. Infelizmente, é um facto.

Por isso, o ex-presidente da república, na minha modesta opinião, prestou, mais uma vez, com as suas intervenções cívicas, um serviço inestimável ao ao país. Agora resta saber se os destinatários ouviram e entenderam o alcance das mesmas. O futuro o dirá com toda a certeza, para o bem ou para o mal de todos nós.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com