+ SNS

Crónica de Opinião
Segunda-feira, 05 Junho 2023
+ SNS
  • Bruno Martins

 

No passado sábado decorreu, em Lisboa, a manifestação “O Povo merece + SNS”, onde centenas de profissionais de saúde e centenas de utentes, mais do que protestarem contra o desinvestimento crónico no Serviço Nacional de Saúde, apresentaram soluções concretas para salvar o SNS.
Os últimos Orçamentos do Estado deixam bem claro que não existe falta de disponibilidade financeira, mas uma escolha clara: a de continuar a financiar direta e indiretamente o sector privado e gastar o dinheiro dos contribuintes de forma irresponsável. Disto são exemplo os milhões de euros para contratar médicos tarefeiros (contratados à hora a empresas privadas) para colmatar as faltas de médicos no SNS, sendo contratualizados por um valor 3 vezes superior. Aliás, nunca se gastou tanto dinheiro a contratualizar ao privado desta forma, algo que fica muito mais caro ao Estado comparando com o investimento necessário na valorização das carreiras de quem se queira vincular ao SNS.
São demasiados anos de desinvestimento, que resultam na degradação dos edificados e equipamentos, longas listas de espera, serviços encerrados, milhões sem médico de família e desmotivação dos profissionais de saúde que resilientemente vão resistindo.
Afinal de contas, os profissionais de saúde necessitam de carreiras dignas, e de uma formação mais abrangente e aberta. Sejamos sinceros, de pouco lhes valeram as palmas com que foram brindados durante a pandemia.
A política tem de inverter e muito mais rápido do que pensamos. A degradação do SNS galopa, e enquanto isso os privados vão sobrevivendo à conta da ADSE e das transferências do SNS. Porque sejamos sinceros: não temos ricos suficientes ou seguros de saúde assim tão dispendiosos que lhes valessem.
Um SNS universal e gratuito. Um SNS que respeite os seus profissionais e os utentes. É pedir muito? Não, pois não? É mesmo só do mais elementar bom senso. Mas o bom senso passou a ser uma coisa radical no nosso país. Sejamos radicais então.

Até para a semana!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com