Solidariedade

Crónica de Opinião
Sexta-feira, 27 Março 2020
Solidariedade
  • Rui Mendes

 

 

Somos um povo solidário, disso não tenhamos a menor dúvida.

É nos momentos difíceis que mais se observa essa solidariedade. Quando é preciso o povo português sempre diz presente.

Vem isto a propósito do tempo que vivemos, e das notícias que a comunicação social diariamente nos transmite sobre a falta de recursos materiais no nosso sistema de saúde, especialmente, equipamentos de proteção individual e outros equipamentos necessários para o combate à covid-19.

Ainda esta semana os bastonários das Ordens dos Médicos, dos Enfermeiros e dos Farmacêuticos enviaram carta conjunta ao primeiro-ministro mostrando a preocupação das três ordens profissionais na escassez de equipamentos de proteção individual para proteger os profissionais de saúde, e pedindo o seu reforço.

São fragilidades que o sistema não pode apresentar, porquanto os profissionais de saúde são trabalhadores que têm o direito de ter devida proteção, sendo elementos essenciais no combate à covid-19, sem eles a luta que se trava não será ganha.

Estas preocupações são de todos nós, tendo a sociedade civil, mais uma vez, mostrado a sua disponibilidade e solidariedade.

A comunicação social tem cumprido, e bem, a sua missão ao ir divulgando as iniciativas que a sociedade civil vai desenvolvendo para que este problema possa ser diminuído.

Divulgando os movimentos criados para a recolha de fundos com vista à aquisição de equipamentos a entregar a hospitais.

Divulgando os equipamentos oferecidos por particulares e empresas ao SNS.

Todo o apoio que é dado ao Serviço Nacional de Saúde terá os seus efeitos, os quais serão certamente sentidos, particularmente, pela parte da população mais severamente atingida pelos efeitos desta doença, os mais idosos, a população mais vulnerável à covid-19.

Todas as ajudas ao SNS, seja qual for a sua dimensão, valem muito.

O mundo e o país atravessam um tempo particularmente difícil. Este é o tempo da união e da solidariedade.

 

Até para a semana

 

Rui Mendes

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com