Temos Governo

Nota à la Minuta
Quinta-feira, 24 Março 2022
Temos Governo
  • Alberto Magalhães

A partir de hoje, não há desculpas. A 2ª República Portuguesa tem mais um dia do que os dias do Estado Novo. Ontem, dia do empate, começaram as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Sobre elas, o Presidente da República deixou três importantes recados: primeiro, elas não devem servir “para monopolizar a liberdade e a democracia” e para disputas de glórias e discussões de vaidades”; segundo, devem “celebrar o passado que deve ser celebrado”, incluindo os “heróis cimeiros” e as transformações positivas; por último, devem servir para (e cito) “analisar esse passado no que não foi melhor, juntar a reflexão sobre o presente e o futuro, em busca de respostas para as frustrações, as desilusões, as fragilidades, as insuficiências da democracia e da liberdade sonhadas e depois vividas.

Coincidência ou não, ontem, 162 dias depois do chumbo do OGE para o presente ano, foi conhecida a composição do próximo Governo de António Costa. Zangou-se Marcelo por saber os nomes pela comunicação social. António Costa deu-lhe razão e jurou que, nem ele nem o seu gabinete eram culpados da indiscrição. Não se livrou porém de ficar de castigo, sem a protocolar audiência.

Tenho para mim que Portugal sofreu, nem mais nem menos, do que um ciber-ataque russo, tendo o portátil de António Costa sido pirateado e os nomes dos ministros enviados, sob anonimato, aos media, com o óbvio intuito de minar as relações entre o primeiro-ministro e o Presidente da República.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com