Três meses de catástrofes

Quarta-feira, 25 Maio 2022
Três meses de catástrofes

 

No dia de ontem, 24 de maio, fez três meses que, a federação russa invadira a Ucrânia e este ato surpreendera as comunidades políticas ocidentais habituadas à paz desde o fim da segunda guerra mundial. Como já aqui o referi as atrocidades humanitárias são aquelas que mais devem ser censuradas pelo mundo livre. Mais de oitocentas crianças, inocentes, até ao momento, morreram às mãos do exército russo.

Para além da morte dos civis em resultado desta guerra hedionda, acumulam-se os seus efeitos colaterais. A Rússia e a Ucrânia são responsáveis por cerca de trinta por cento da produção cerealífera mundial. No curto prazo estima-se que haverá mais de cinquenta milhões de pessoas em fome extrema e muitos milhões serão afetadas pela interrupção das exportações dos cereais destes dois países.

Por outro lado, o facto da Rússia ser a maior exportadora mundial de gás natural e a segunda maior exportadora de petróleo do mundo, estas circunstâncias estão a provocar um aumento da inflação no mundo ocidental há muito desconhecido. Pelo que esta realidade terá consequências muito perniciosas nos trabalhadores das economias ocidentais. Menor poder de compra das famílias, bem como índices desemprego com aumentos em catadupa.

Ora, os governos dos países ocidentais, à cabeça os estados unidos, deverão fazer tudo para que estes dois países beligerantes, a Rússia e a Ucrânia, se sentem à mesa das negociações com o objetivo de um cessar-fogo imediato.

De contrário, perderemos todos, o mundo ocidental, bem como o leste e o oriente. Porque, neste caso, os beneficiados serão muito poucos e os prejudicados serão milhões. Impere, por isso, o bom senso e, restabeleça-se a ordem mundial, a bem da liberdade e do bem-estar das populações.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com