Tudo culpa das alterações climáticas

Nota à la Minuta
Sexta-feira, 16 Julho 2021
Tudo culpa das alterações climáticas
  • Alberto Magalhães

A fazer fé nos media e nos políticos europeus, a que agora se juntou Joe Biden, todos os incêndios florestais, todas as tempestades tropicais, todas as inundações, todos os nevões excepcionais e todas as secas, não passam de manifestações de um mesmo cataclismo ambiental: as famosas alterações climáticas com origem, nomeadamente, na libertação desenfreada de carbono para a atmosfera, mercê de diversas actividades humanas, como a produção de energia ou os transportes a diesel.

Tenho problemas com esta visão apocalíptica que, ao mesmo tempo remete para o pecado original do fruto proibido da árvore do conhecimento e que nos dizem ser consensual na comunidade científica.

Primeiro, não acredito que o consenso seja sinal seguro de verdade científica. Não esqueço que antigos consensos, como o de ser a Terra o centro do universo, se revelaram longe dela. Depois, mesmo que estejam, de facto, a ocorrer mudanças climáticas significativamente profundas, anunciadas com base na acumulação de fenómenos de uma intensidade que, no passado, raramente era atingida, não é seguro, nem sequer existe o propalado consenso, que essas alterações sejam provocadas pela humanidade.

Tudo isto para chegar ao comissário europeu da Economia, Paolo Gentiloni, que ontem anunciou que a revisão da directiva da Tributação da Energia, vai aumentar as taxas para os combustíveis mais poluentes, aproximando os seus preços dos preços das energias renováveis, tornando-as mais apetecíveis. Para férias, recomendo o livrinho “Alterações Climáticas – o que sabemos, o que não sabemos”, da climatologista Judith Curry, com 40 anos de investigação, e o livro “Apocalipse Nunca – como o alarmismo ambiental nos prejudica a todos” de Michael Shellenberger, considerado pela revista Time “Herói do Ambiente.”

Esta foi a ‘Nota à la Minuta’ número 1000, que vai passar a semanal durante o período de férias. Boas férias, se as puder ter, e com saúde.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com