Tudo que tem um lado negativo, tem outro positivo

Nota à la Minuta
Terça-feira, 24 Março 2020
Tudo que tem um lado negativo, tem outro positivo
  • Alberto Magalhães

 

 

Ainda o Coronavírus era, que se soubesse, um produto praticamente chinês, a nossa ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, teve a infelicidade de tentar mostrar o lado positivo da epidemia – do ponto de vista português, claro está – sugerindo a possibilidade da expansão do vírus estimular a exportação dos nossos produtos. O que algumas vozes sugeriram sobre a senhora ministra, pareceu-me bastante injusto. Procurar o lado positivo das más situações não é, em si, uma coisa má.

Quantas pessoas, por esse mundo fora, já terão pensado, por exemplo, que os Ayatollah iranianos poderão sucumbir à covid-19? Ou sonharam com a possibilidade da pandemia desmascarar a imbecilidade fascistóide da família Bolsonaro, o maquiavelismo de Boris Johnson, ou o regime totalitário de Xi Jimping? São tentações bem humanas. A ministra apenas expressou um desejo que, por não ser tão bombástico como “que o coronavírus impeça a reeleição de Donald Trump”, merece mesmo assim complacência. Até porque segue a tradição comercial que nos vem dos fenícios, passando em linha recta pelo honrado Oliveira da Figueira.

O problema é que Trump, o melhor e mais velhaco equilibrista do panorama político mundial (talvez com excepção de Putin), se gozava no final de Fevereiro com o coronavírus, ‘o novo embuste dos democratas’, simultaneamente fechava a fronteira aos chineses e, a 13 de Março, fechava a porta à Europa. Passou a chamar ‘vírus chinês’ à coisa, um óptimo engodo para levar uma série de jornalistas, ‘politicamente correctos’, a fazer o favor de, por isso, o apelidarem de ‘racista’. Foi o que ele quis ouvir. Porque, só mesmo gente imbecil não percebe que um vírus nascido na China é chinês e que Xi Jimping, de resto uma óptima pessoa, se portou um bocadinho mal ao esconder, de início, a gravidade da situação. Apesar de tudo, pode ser que os efeitos do ‘vírus chinês’ nos livrem de Trump e outros que tais. Mas vai sair-nos muito caro.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com