Um desabafo para memória futura!

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 17 Março 2021
Um desabafo para memória futura!
  • José Policarpo

 

 

A localização do novo aeroporto de Lisboa é uma questão, segundo alguns e, não tenho razões para duvidar, remonta, pelo menos, ao longínquo ano de 1969. Segundo reza a história, o Professor Marcelo, não este, mas o Caetano, então presidente do conselho ter-se-á oposto à construção do aeroporto Lisboa na herdade de rio frio, por razões familiares.

Na verdade, volvidos mais de 50 anos e o impasse continua. A ota, finou-se. O Montijo nasceu, para voltar a morrer, ou pelo menos, estará moribundo. Alcochete, estará para ressuscitar. Neste caso são muitos os milhões de euros necessários para a terapia, falam-se em mais de dez mil milhões de euros.

Ora, há uma pergunta que terá de ser respondida pelo poder político. Havendo a necessidade da construção de um novo aeroporto nacional, porque é que não se pensa numa hipótese/alternativa às atuais, visto estas serem hipóteses muito condicionadas em virtude das impossibilidades levantadas pelas questões ambientais e financeiras.

Aqui chegados, não sendo eu sequer um curioso em matéria aeroportuária, porque é que o aeroporto de Beja não poderá ser uma séria e sensata alternativa ao aeroporto de Lisboa, uma vez que se situa no eixo Sines/Madrid, está a pouco mais de 100 km do Algarve e da capital do país.

Um país com escassos recursos financeiros como é o caso de Portugal, talvez a decisão política devesse recair sobre Beja. Por outro lado, seria uma excelente oportunidade para equilibrar os desequilíbrios socias, económicos e culturais, do Interior versus litoral. Mais investimento significa mais emprego e, consequentemente, menos desertificação demográfica.

Não acredito, com efeito, que a decisão contemple Beja, porque os poderes de facto querem as soluções Montijo ou Alcochete. Mas tenho a certeza que, o ónus desta decisão, responsabilizará as gerações vindouras. Por isso, o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos, continuará sombrio tal qual o nosso.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com