Um país adiado

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 25 Abril 2018
Um país adiado
  • José Policarpo

 

 

Amanhã comemora-se a revolução operada a 25 de abril de 1974 que pôs fim à ditadura. O Portugal de então vivia sob um regime ditatorial que durou cerca de 48 anos e a revolução colocou um ponto final à organização política existente, pelo menos na sua forma.

O regime não apresentava soluções para o desenvolvimento e, consequentemente, não dava respostas para o mal-estar de grande maioria da população portuguesa. Não será preciso o recurso a muitos dados para suportarmos esta afirmação. Vejam-se os índices de analfabetismo e do rendimento per capita dos portugueses à época comparados com os países desenvolvidos da europa.

Na verdade os desígnios propostos pelas forças partidárias liderantes do processo revolucionário que conduziu à revolução de abril, ainda estão muito longe de serem concretizados. O da descolonização, não irei tratar em virtude de há muito ter ocorrido, é, portanto, irreversível. Porém, o da democracia e o desenvolvimento apesar de muito ter sido concretizado, ainda há muito, muito para concretizar.

Ora, os índices de cobertura do serviço nacional de saúde são significativos, como, também, os da educação são consideráveis se comprarmos com os que existiam na década dos anos sessenta. A título de curiosidade e de reforço desta ideia, no ensino superior estavam matriculados 10.000 alunos. Hoje estarão algumas centenas de milhar.

Há, porém, muitos aspetos da nossa vida em sociedade que carecem de ser melhorados para que possamos atingir o bem-estar dos países mais desenvolvidos. Para isso, digo eu, temos que convergir em entendimentos o mais abrangentes possível. O da propalada reforma do sistema político, sem isso, o interior ficará cada vez mais isolado por falta de representantes. O da eficiência da aplicação dos recursos públicos. E, por último, e não menos importante, o da meritocracia. Se não reconhecermos os nossos melhores, viveremos inquestionavelmente num país adiado.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com