Um país constantemente adiado!

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 08 Novembro 2023
Um país constantemente adiado!
  • José Policarpo

O país ficou sem primeiro-ministro, alegadamente, por motivos incompatíveis com o desempenho da função segundo o próprio. Para mim tratava-se de uma “morte anunciada” depois do finca-pé com o presidente da república.
A manutenção de Galamba no governo contra a vontade do presidente da república, colocou o primeiro-ministro demissionário sem espaço para o quer que seja. A teimosia e a soberba são adjetivos incompatíveis com a função de chefe do governo.
Contudo, segundo a procuradoria geral da república o primeiro-ministro de Portugal é suspeito da prática de atividade ilícita. Não vou fazer qualquer comentário ao comunicado da PGR, mas, posso, pela primeira vez, concordar com o António Costa. Uma suspeita da prática de um ilícito criminal, mesmo ténue, não é compatível com a função de primeiro-mistro.
Na verdade, o país encontra-se envolvido num emaranhado de questões que, muito, dificilmente, facilitarão uma saída sem dor para esta situação, pois as instituições estão feridas e descredibilizadas.
A oposição de direita, por seu lado, está fracionada e sem dinâmica de vitória. Não antevejo, que, possa, facilmente, constituir-se numa alternativa credível e apelativa aos olhos da maioria do eleitorado.
Por isso, será muito difícil encontrar-se uma saída limpa e com futuro para o país. Oxalá esteja enganado, mas os factos em análise não são nada animadores.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com