Universidade não casa com miopia!

Crónica de Opinião
Quarta-feira, 07 Março 2018
Universidade não casa com miopia!
  • José Policarpo

 

 

Antes do mais devo fazer aqui uma declaração de interesses. Sou admirador de Passos Coelho, do homem e do político. As críticas que alguns académicos andam a fazer pelo facto de Pedro Passos Coelho poder vir a dar aulas no ensino superior, são absolutamente, deslocadas e até maldosas. E, digo alguns, porque não quero crer que seja esse o entendimento geral do meio académico.

O nome academia tem mais de dois mil anos, remonta à época de Platão. Por seu lado o de Universidade teve origem no século XV e significava conjunto, um todo. Se a universidade hoje em dia significa o conjunto de escolas que compreendem o ensino superior, numa posição muito sofrível, posso admitir, caberão todos aqueles que possam acrescentar ao conhecimento que aí se leciona, que no caso português, em muitos casos é muito escolástico, pouco critico e até pouco direcionado para a economia.

Na verdade, não sou académico, o meu contacto com a academia durou cerca cinco anos, fora o tempo que durou a minha licenciatura. Contudo, tenho uma opinião sobre o assunto. As pessoas cuja experiência de vida e profissional que sejam reconhecidas pela comunidade como relevantes, deviam ser acarinhadas pela academia e serem chamadas a partilhar os seus ensinamentos de vida com os alunos do superior. Não só ganhariam com isso os alunos, como, também, os docentes que só conhecem a vida a partir dos livros que dizem ter lido.

Ora, a vida de docente de Passos Coelho será um recomeço, porque, quanto julgo saber, já deu aulas de matemática no secundário. Porém, o que devia estar em discussão no seio dos iluminados académicos e críticos da sua contratação para dar aulas no ensino superior, não deviam ser os requisitos formais para a admissão de professor universitário, mas sim os requisitos substantivos. Um ex-primeiro ministro, seja de que país for, se tiver essa vontade, não terá condições objetivas para dar aulas no ensino superior? Acho que a resposta é demasiado evidente para escrevê-la aqui.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com