Vai marchar com os da tua laia, pá

Nota à la Minuta
Quarta-feira, 21 Abril 2021
Vai marchar com os da tua laia, pá
  • Alberto Magalhães

A comissão promotora da manifestação lisboeta do Dia da Liberdade que, em torno da Associação 25 de Abril, presidida por Vasco Lourenço, engloba PS, PCP e Verdes, BE e Livre, a CGTP e a UGT, e até a APRE (Associação dos Aposentados, Pensionistas e Reformados), já tem tudo combinado com a DGS para descer a Avenida da Liberdade no dia 25, com as limitações impostas pela pandemia. Apesar da luz verde das autoridades de Saúde, os sindicalistas da UGT e os sócios da APRE, resolveram ver o desfile em casa, pela televisão, que é mais seguro.

Pois, nem com estas desistências a comissão promotora conseguiu acomodar uns lugarzinhos na manif para a rapaziada da Iniciativa Liberal, que desde a sua fundação, em 2008, costuma integrar a marcha pela liberdade. Vasco Lourenço informou Cotrim de Figueiredo, líder e deputado único da IL, que apenas estão autorizadas a participar no desfile as organizações que integram a comissão promotora e que não iam abrir um precedente.

Nesta questão do precedente, eu compreendo os receios dos organizadores. À boleia da IL poderiam candidatar-se o PSD, o CDS e o Chega, e até as duas deputadas sem partido, tornando difícil manter a distância e a etiqueta respiratória durante o desfile. Além disso, que têm os liberais a ver com a liberdade e com o 25 de Abril? Liber… ais, liber… dade! Isto é aquilo que é uma mera coincidência fonética, não é verdade? A direita que se junte e faça um desfile no 25 de Novembro. Ora essa!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com