Vida Boa: O Contrato das Nossas Vidas

Crónica de Opinião
Segunda-feira, 29 Maio 2023
Vida Boa: O Contrato das Nossas Vidas
  • Bruno Martins

 

 

A chantagem transformada em proposta. O medo derrubado pela esperança. O marasmo que cede à alternativa popular. A utopia transformada em socialismo.

Assim é o Bloco de Esquerda, e assim se renovou a sua força na XIII Convenção Nacional que decorreu este fim-de-semana.

Um espaço renovado com esperança, com a nova Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda – Mariana Mortágua (e que força e determinação nos traz) a lançar um mote muito claro: é no futuro que se construirá uma alternativa de confiança com propostas que respondem às necessidades do nosso povo.

De pouco serve fazer a análise ao panorama atual. As pessoas sentem na pele o desastre do poder absoluto. E de nada serve o comentário em torno de tristes episódios que transformam a política num entretenimento que nada acrescenta. A constatação do que vai mal e o aproveitamento dos casos mediáticos são o alimento dos abutres da direita, sem alternativa real, e que apenas querem assaltar o poder para destruir o resto.

Interessa sim construir a alternativa real, em conjunto com o povo que não se conforma com uma vida de dificuldades e atropelos.

Um fim-de-semana onde o Bloco de Esquerda reafirmou a sua escolha: levar o país a sério. Parece coisa pouca? Se olharmos para o panorama político atual representa tanto…

E neste país que merece ser levado a sério, merecemos ter uma vida boa. Uma utopia que se pode tornar real, com um contrato para o país que assegure a habitação, a saúde e a escola pública, um Serviço Nacional de Cuidados. Um contrato para o país que responda à emergência climática, dedique recursos à transição energética e que assegure salários e pensões decentes. Um contrato para o país que saiba que a fruição cultural e o lazer não são um luxo, mas condição para uma vida decente. Um contrato para o país que à ganância e ao conservadorismo responda com solidariedade, tolerância e justiça.

Um contrato por uma vida boa.

O contrato nas nossas vidas.

Até para a semana!

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com