Viseiras e mascarilhas

Nota à la Minuta
Terça-feira, 05 Maio 2020
Viseiras e mascarilhas
  • Alberto Magalhães

 

 

Ontem, depois do almoço, aproveitando a sesta de muitos patrícios, rumei à cidade em busca de víveres e, já agora, de máscaras e gel desinfectante. O gel encontrei, embora racionado, o que achei boa ideia, mas quanto a máscaras, procurei-as em vão em dois hipermercados. Ou não impuseram limites às compras ou as reservas eram curtas e não chegaram à tarde do primeiro dia em que elas – depois de muita má vontade de quem as devia ter promovido desde o princípio de Março – finalmente se tornaram obrigatórias em quase todos os espaços públicos fechados, mercê do Decreto-Lei nº 20/2020, de 1 de maio.

Cabe aqui dizer que a Dr.ª Graça Freitas, que ainda há 15 dias declarara serem dispensáveis as máscaras num espaço tão amplo como o da AR, dando assim cobertura “científica” à recusa de Ferro Rodrigues ir “mascarado” (a expressão é dele) para a celebração do 25 de Abril, atreveu-se, belamente, a discordar do Governo que, no Decreto-Lei atrás referido, sem qualquer respaldo na evidência científica, resolveu equiparar máscaras e viseiras.

Para ajudar à festa, o Presidente da Assembleia da República, certamente sustentado pela novíssima legislação, resolveu agora que ele e todos os outros frequentadores do Parlamento, passarão a andar mascarados ou, em alternativa, de viseira. A ministra da Saúde, muito bem preparada tecnicamente (segundo os seus inúmeros admiradores) deixou passar esta equiparação entre máscara e viseira, que é errada na opinião da Dr.ª Graça, por uma vez em consonância com o seu bastonário. Estaria a competente ministra presente no conselho de ministros? Será que a Dr.ª Graça só agora soube, certamente através da OMS, que as viseiras (usadas há semanas, sem máscara, por agentes policiais, caixas de supermercados e tutti quanti), afinal não dispensam as máscaras, essas que eram, até há pouco tempo atrás, meras inutilidades indutoras de falsas sensações de segurança?

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com