Passados quase 40 anos, 70 famílias do Bairro de Almeirim viram regularizada a sua propriedade sobre as casas onde vivem nesta zona da cidade de Évora.
O acto de assinatura das escrituras de compra e venda de habitações da Herdade de Almeirim, o actual Bairro de Almeirim, reuniu a Câmara Municipal de Évora, a Associação de Moradores do Bairro de Almeirim e os moradores.
Em informação veiculada pela autarquia, este processo resulta de doação verbal de terreno pelos herdeiros dos proprietários da Herdade de Almeirim ao Município de Évora e à Associação de Moradores do Bairro, para nele se construírem casas para os moradores. Desde Agosto passado que foi assinada a escritura de doação do referido terreno, entre a autarquia, a Associação de Moradores do Bairro de Almeirim e os representantes da família proprietária, mas só agora foi concluído o processo com o moradores, que já podem dizer que a casa é sua. Descrito pela autarquia como “delicado e de grande complexidade urbanística e jurídica”, este projeto que exigiu o levantamento individual de todas as casas, retomado há cerca de três anos de forma ininterrupta pelas partes envolvidas.