Évora: Acordo entre CDU e PSD na assembleia municipal motiva críticas

Évora: Acordo entre CDU e PSD na assembleia municipal motiva críticas

Sexta-feira, 15 Dezembro 2017
Alentejo

Os eleitos do PS e do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Évora criticaram o acordo alcançado entre CDU e PSD para a representação deste órgão autárquico na Assembleia Intermunicipal da CIMAC.

Tanto a CDU como o PS apresentaram listas e a da coligação liderada pelos comunistas incluía o social-democrata Nuno Alas, fruto de um acordo alcançado entre os dois partidos.

No programa Praça do Município, da DianaFM, o assunto esteve em debate e o deputado municipal da CDU João Simas frisou que alguns partidos não aderiram às propostas dos comunistas.

“Houve conversações por iniciativa da CDU. Uns aderiram às propostas, outros fizeram contra propostas, outros não aderiram. O PS quis fazer outra lista tem todo o direito”, disse.

Por sua vez, a deputada municipal do PSD Ângela Caeiro justificou que o seu partido pretendia assegurar a presença de um representante na Assembleia Intermunicipal da CIMAC.

“Fizemos este acordo pontual com a CDU porque queríamos ter um representante e achamos que a assembleia intermunicipal da CIMAC tem a ganhar com mais pluralidade”, referiu.

Já o deputado municipal do PS Ananias Quintano negou que os socialistas tenham sido convidados para discutir um lista única e previu a existência de mais entendimentos entre comunistas e social-democratas.

“Já não é uma coligação, já é amizade, que já vem das juntas de freguesia, passa agora pela CIMAC e há-de passar pelo plano e orçamento”, sublinhou.

Também o deputado municipal do Bloco de Esquerda Bruno Martins fez a leitura política do caso e afirmou que não houve negociações com todos os partidos.

A CDU, realçou, “está a querer garantir” uma maioria estável na assembleia municipal com o PSD “fazendo este charme” e os social-democratas não queria perder o seu elemento na CIMAC.

“Não procuraram consenso, pelo menos com o Bloco de Esquerda não procuraram”, e os representantes da CDU “também transmitiram que o PS não tinha aceitado a proposta” para uma lista única, disse, concluindo que foi “mais uma mentira”.

Os eleitos para a representação da Assembleia Municipal de Évora na Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) são Jorge Lourido e José Figueira, da CDU, Nuno Alas, do PSD, e Ananias Quintano, do PS.

O programa Praça do Município pode ser ouvida aqui.

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com