Évora: Arcebispo apresenta renúncia ao papa

Évora: Arcebispo apresenta renúncia ao papa

Quinta-feira, 05 Maio 2016
Alentejo

O arcebispo de Évora, D. José Alves, apresentou a renúncia ao papa Francisco, por ter atingido o limite de idade canónico, os 75 anos.

“O que está previsto é que, em chegando àquela idade, o bispo recorda ao Papa. Cumpri a idade e estou à sua disposição”, afirmou José Alves.

O prelado falava durante uma conferência de imprensa que serviu para apresentar a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se assinala no próximo domingo.

D. José Alves explicou que “a nomeação de qualquer bispo passa sempre por um processo prévio”, em que “muitas pessoas são consultadas”, entre as quais bispos, presbíteros e leigos.

“Neste caso concreto, irá acontecer o mesmo, irão consultar bispos que fazem parte da conferência episcopal, como eu, e, porventura, a mim também me consultarão”, referiu.

Natural de Lageosa, Sabugal, no distrito da Guarda, José Alves está à frente da Arquidiocese de Évora desde fevereiro de 2008, depois de ter liderado a diocese de Portalegre – Castelo Branco durante quase quatro anos.

Foi ordenado sacerdote na Catedral de Évora, em 1966, tendo desempenhado durante quase 30 anos várias funções e cargos na diocese eborense.

Deixe um comentário

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com